De quem é a culpa?

Amigos,
O que eu vou falar não é motivado por paixões e muito menos defendendo o “pão-de-cada” dia pois como já disse, a Canonical não me paga nada por usar, proliferar, instalar o Ubuntu e como sou programador ganho pouquíssimo dinheiro com instalação de servidores Linux (somente em “bicos”). O que vou dizer são conhecimento obtidos através da prática e da experiência na utilização do Linux.
Geralmente o pessoal que inicia com Linux tem a mania de culpar o Sistema Operacional por algo que ele não conseguiu fazer. Veja, não é porque você não conseguiu que não funciona. O primeiro exemplo que eu posso colocar aqui é quando TODAS as pessoas que eu conhecia que usavam Linux juravam de pés juntos que não era possível configurar os chamados WinModems no Linux. Bati, bati, bati que furei! Consegui um belo dia, lendo README do driver do modem, mais algumas técnicas de programação em C e bingo, consegui! Me lembro até hoje do modem respondendo OK para um pedido de consulta (não me lembro da sigla).

Outro exemplo que posso citar foi configurar um modem Speedtouch 330 USB… Pô, essa foi triste também. Não funcionava com nenhum driver que diziam ser pra Linux. Outros sugeriam usar o driver do windows mesmo mas fazendo uma gambiarra lá. Nada dava certo, até que consegui com um script que achei na NET mas que tive de corrigir alguns pontos que apresentavam erro. Legal. Sofri muito também tentando configurar o driver da NVIDIA no Slackware em uma época que sequer se ouvia falar em Ubuntu. Mas também consegui… E vocês pensam que esse consegui foi depois de algumas horas? Dias? Muitos foram semanas e até meses. As vezes eu dava um tempo, usava outras coisas, tentava configurar um servidor, tentava brincar com o GIMP, etc. Até que conseguia.
Portanto, tomem cuidado com essas frases “quando o Ubuntu configurar melhor o meu vídeo”, “quando o Ubuntu se tornar mais utilizável” e o pior, sai por aí dizendo que tentou usar Linux e que é uma merda! Não adianta dizer que é exagero pois já ouvi muito isso. Tentem usar. Não conseguiram? A culpa é de vocês e não do Linux! Pesquisem, corram atrás. Garanto que se hoje se o que sei foi graças aos problemas que tive, pois se tudo desse sempre certo eu não teria aprendido nada! Tá bom, tá bom… sei que muitos aqui não programam e nem querem ir a fundo no Linux, e que querem um Sistema Operacional pra ajudar e não atrapalhar.
Mas nem tudo são flores, tem vezes que temos que tentar ou se desistirmos saber que a culpa é nossa e não do Sistema Operacional. Eu mesmo não estou conseguindo, pelo Windows Vista Home Basic, fazer TV-OUT com uma placa GeForce 9500XT 512MB. Tentei muito, já formatei, já reinstalei drivers, já tentei com várias versões e não vai, só consigo TV-OUT com o Linux. Agora vou entrar em uma lista de Windows e falar que quando o Sistema Operacional melhorar eu tento usar? Pô, tenho certeza que muitos fazem TV-OUT com essa mesma placa numa boa. Então é o que? Não sei! Talvez incompatibilidade com a minha placa-mãe? BIOS desatualizada? Alguma atualização do Windows que não fiz? Burrice minha? Não sei… Pode até ser o Sistema Operacional, mas enquanto eu não tiver plena certeza não vou sair falando merda.
Outro tipo de gente que ferra com o Linux, até tentando ajudar, são alguns um pouco mais experientes que já usam ou usaram o Linux e dizer para os outros. “Sim, tem um programa igualzinho o Word e o Excel”. “O que? Cliente de e-mail? O Evolution é idêntico ao Microsoft Outlook”. Esse cara pode estar na maior boa intenção, provavelmente não tem o objetivo de queimar o Linux… Mas está queimando. O cara entra já procurando o “Painel de Controle”, ou os menus do Word que ele tá acostumado. O cara vai procurar o “Ambiente de Rede” ou o “Meus locais de rede” pra configurar as placas. E esse cara, depois de 5 min, vai estar chamando alguém pra formatar e instalar o Windows pois falta muito para o Linux chegar nele.
Pô! Espera aí! Não é igualzinho coisa nenhuma! Temos que alertar que tudo o que ele faz no Windows ele vai conseguir fazer no Linux (e no Ubuntu com tudo gráfico, hoje eu AFIRMO isso e quem quiser pode desafiar! (Só não servidores claro!), porém de um jeito diferente. Tem que dizer que ele vai ter que sofrer um pouco pra aprender. Que vai existir uma curva de aprendizado, ou que ele faça um investimento em livros ou cursos e por aí vai…
Esses são meus 5 centavos e espero que seja útil para alguém.
Esse artigo foi útil? Colabore com o nosso site para podermos continuar dando mais dicas como essa!

Formas de doação:
- Boleto / Cartão de crédito: https//bit.ly/AprendendoLinux
- Pix: [email protected]
- PicPay: @henrique_fagundes
- PayPal: [email protected]
- Bitcoin: bc1qtnn5z058htzy799dslwrpjcdpm0vuta3vrj28l

Favorecido: Luiz Henrique Marques Fagundes